quinta-feira, 7 de julho de 2011

Encontros e estudos na Europa... depois de 01 ano...













Depois de quase um ano aqui na Europa, principalmente em Bruxelas e Lille, fazendo mestrado sobre palhaço tivemos bons encontros e experiências. Encontramos com Gardi Hutter e assistimos seu mais novo trabalho, "La Couturière" a "Costureira", com uma grande generosidade de uma mestra PALHAÇA. Conhecemos pessoalmente Jesús Jara, um professor e palhaço, autor do livro "El Clown, un navegante de las emociones". Fomos visitá-lo em Valência na Espanha onde realizamos uma entrevista sobre a arte do palhaço e sua pedagogia. Visitamos também o circo de Tortell Poltrona que nos acolheu como se fóssemos da sua própria família num clima descontraído e sem formalidades. Além de termos contactado com Sue Morrison e seu universo dos clowns sacrés.

Assistimos a espetáculos muito interesantes de palhaços como o SlavaSnowshow (Paris) e Liceidei (Bruxelas), ambos palhaços russos, além dos OKIDOC na sua comemoração de 10 anos de espetáculo "HAHAHA" em Tournai, Bélgica.

Conhecemos os "Clown et Magiciens sans Frontières" da Bélgica onde participamos de um Cabaret sans Frontière, além de encontros práticos com os membros desse grupo.
Apresentamos na rua ou na Grande Place de Bruxelas, e percebemos a dificuldade de atuar nesse espaço na cidade. Estávamos mal acostumados com o público e as praças brasileiras.

Fizemos várias festas de aniversários para pessoas de diferentes culturas, tais como: pasquitaneses, afegãos, africanos, espanhóis, brasileiros, belgas...

Apresentamos em encontros culturais e festivais das Universidades de Lille 3, França, e no Festival TOB na ULB em Bruxelas. Participamos do encontro dos estudantes Erasmus Mundus chamado Piquenique Esthétique. 

Inclusive realizaremos no fim de julho um Stage de Clown com o apoio de uma instituição cultural de Bruxelas chamada "Brocoli Théâtre" e de uma pessoa muito querida Françoise Thirionet.

Por fim, estudamos muito e escrevemos bastante, pois o mestrado nos exigiu muito. Em breve, teremos mais dois "mémoires" ou teses sobre a formação na arte do palhaço e sobre as palhaças. A cada dia pessoas nas universidades se interessam pelo estudo do palhaço, não sabemos bem o que isso pode acontecer, porém contribui para o reconhecimento de uma arte tão querida pelo público e amada pelos artistas que lutam em mantê-la viva. 











Um comentário:

  1. Muito legal a sua travessia, Rafinha! Faça muita gente dá risada, mas lembre-se de rir junto.Um grande abraço pra vcs.! Ju Coelho

    ResponderExcluir