segunda-feira, 31 de julho de 2017
sábado, 22 de abril de 2017
Cia da Bobagem pela primeira vez no SESC Bauru com o espetáculo A2!!!
Dia 30/04/2017
Às 15h na área de convivência.
Livre e gratuito.
No SESC Bauru : Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia BAURU | CEP: 17013-411.
Confiram no link: https://www.sescsp.org.br/programacao/120176_A2
Sinopse:
A2 é o encontro entre dois palhaços a partir da temática do amor e todas as suas possibilidades. Ele, Zuleico. Ela, Florisa. Curiosos, eles vão ampliar o ponto de vista dos encontros amorosos que, por vezes, se tornam loucos, inocentes e imprevisíveis. Eles se apresentam como figuras cômicas que interagem com o público, mostrando suas excentricidades e habilidades através do jogo em dupla, da improvisação, do momento presente, do ridículo, da música e de elementos espetaculares.
Ficha técnica:
Palhaços : Marisa Riso e Rafael Marques - Florisa e Zuleico
Concepção/Criação : Marisa Riso e Rafael Marques
com a colaboração de Françoise Danno/FR e Valério Apice/IT
Cenário : ESL Montpellier e Marco (Friche de Mimi)/FR
Figurino/ Maquiagem : Cia da Bobagem
Cia da Bobagem participa do VI Simpósio Internacional organizado pelo LUME Teatro de Campinas/SP nos dias 14 a 17 /02 / 2017. Comunicação, tradução e composição de mesa de debate sobre o Circo. E agradavelmente convidamos nosso orientador de doutorado e pesquisador fracês sobre circo Philippe Goudard para participar do evento.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Estreia da Cia da Bobagem em Bauru com o espetáculo A2!!!
Na XVI Mostra de Teatro Paulo Neves em Bauru.
Dia 21/01/2017
Hora: 20h30
Classificação : Livre
Espaço Protótipo - R. Monsenhor Claro, 2-57 - Centro, Bauru
Ingressos: R$ 16,00 / R$ 8,00
Pela MegaBilheteria.com ou na Casa de Cultura ou na bilheteria (uma hora antes do espetáculo.)
Pela MegaBilheteria.com ou na Casa de Cultura ou na bilheteria (uma hora antes do espetáculo.)
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Oficina de
comicidade internacional : "A perigosa arte de ser tolo"
OBJETIVO:
Desenvolver a
comicidade por meio de uma abordagem contemporânea da arte do palhaço. Explorar
o excêntrico, o risível e o ridículo de cada um por meio da comicidade física,
de situações e de jogos.
Marie Frignani
Atriz e
Palhaça. Formada na Escola de palhaços Samovar em Paris/FR. Co-fundadora e
palhaça do grupo Colectihihihif sediado em Montpellier-FR onde participou de
diversos festivais na Europa.
Local: Casa de
Cultura Celina Neves
Rua Gerson
França, 6-66, centro, Bauru.
Datas: 06 e 13
/11/2016 (domingos)
Horário: 10h
às 17h ambos os dias
Inscrições:
Email: ciadabobagem@yahoo.com.br
Enviar seu
Currículo, ter mais de 18 anos e disposto para práticas corporais.
Investimento:
R$ 50,00 - alunos Casa de Cultura Celina Neves
R$ 60,00 –
público em geral
Pagamento em
parcela única ou de duas vezes : entrada para garantir a sua vaga e segunda
parcela no dia 06/11/2016.
Produção:
Cia da Bobagem
Parceria:
Casa de Cultura
Celina Neves
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Ela, Marisa Riso, no Seminário de Pesquisas da Unicamp
Mesa do Seminário de Pesquisas - Programa de Pós Graduação em Artes da Cena - UNICAMP
Desmontando a palhaçada: quanta
bobeira!
com: Ana Elvira Wuo, Cassandra Ormachea, Luciane Olendzki, Marisa Riso e Renata Volpato
Departamento de Artes Cênicas/Unicamp - sala AC11
Rua Pitágoras, 500, Barão Geraldo, Campinas
Trágico da alegria, idosos em casa de repouso, ritual de iniciação, autodesenvolvimento pessoal, transgressão - o que tudo isso tem a ver com a arte do palhaço? Afinal, que palhaçada essa? Palhaças pesquisadoras desmontam suas pesquisas sem seriedade a partir de suas experiências específicas envolvendo múltiplas abordagens e interesses. Uma palhaça frequenta casas de repouso para investigar a condução de jogos cênicos e a criação dramatúrgica com idosos. Outra palhaça pergunta-se sobre o trágico da alegria e afirmação da vida na arte clownesca e resolve enfrentar a temática da morte em exercícios de composição clownesca. Mais uma palhaça que em suas práticas pedagógicas e artísticas evidencia os aspectos do autodesenvolvimento pessoal e potencializador de alegria, espontaneidade e presença na arte do clown. Ainda há a palhaça que como iniciadora de outros palhaços perscruta os desdobramentos da experiência e o ritual da iniciação, retornando aos mestres e suas influências pedagógicas. Por fim, uma palhaça que veio das ruas belorizontinas, atravessou continentes e entrou nas portas da academia européia para cruzar os caminhos da prática e da teoria considerando o palhaço como provocador do riso e transgressor da ordem através do comportamento às avessas. Quanta palhaçada! Pesquisas acadêmicas que tratam do palhaço - um mesmo e tão diferente objeto de pesquisa - em desmontagens singulares. Enfim, nada de seriedade é tudo bobagem.
com: Ana Elvira Wuo, Cassandra Ormachea, Luciane Olendzki, Marisa Riso e Renata Volpato
Departamento de Artes Cênicas/Unicamp - sala AC11
Rua Pitágoras, 500, Barão Geraldo, Campinas
Trágico da alegria, idosos em casa de repouso, ritual de iniciação, autodesenvolvimento pessoal, transgressão - o que tudo isso tem a ver com a arte do palhaço? Afinal, que palhaçada essa? Palhaças pesquisadoras desmontam suas pesquisas sem seriedade a partir de suas experiências específicas envolvendo múltiplas abordagens e interesses. Uma palhaça frequenta casas de repouso para investigar a condução de jogos cênicos e a criação dramatúrgica com idosos. Outra palhaça pergunta-se sobre o trágico da alegria e afirmação da vida na arte clownesca e resolve enfrentar a temática da morte em exercícios de composição clownesca. Mais uma palhaça que em suas práticas pedagógicas e artísticas evidencia os aspectos do autodesenvolvimento pessoal e potencializador de alegria, espontaneidade e presença na arte do clown. Ainda há a palhaça que como iniciadora de outros palhaços perscruta os desdobramentos da experiência e o ritual da iniciação, retornando aos mestres e suas influências pedagógicas. Por fim, uma palhaça que veio das ruas belorizontinas, atravessou continentes e entrou nas portas da academia européia para cruzar os caminhos da prática e da teoria considerando o palhaço como provocador do riso e transgressor da ordem através do comportamento às avessas. Quanta palhaçada! Pesquisas acadêmicas que tratam do palhaço - um mesmo e tão diferente objeto de pesquisa - em desmontagens singulares. Enfim, nada de seriedade é tudo bobagem.
segunda-feira, 6 de junho de 2016
De 10 à 12 de junho, sexta de 18h30 às 22h, sab de 10h às 18h e dom de 10h às 22h
Investimento: 300 reais
Inscrições de 21 de maio à 08 de junho
pelo email ciadabobagem@yahoo.com.br
Os artistas-palhaços da Cia da Bobagem propõem uma pedagogia voltada para a descoberta e aprofundamento do jogo do palhaço.
Destinada a artistas e interessados que buscam o desenvolvimento da comicidade através do diálogo entre técnicas tradicionais e contemporâneas, o curso “o palhaço e seus múltiplos” possibilita uma introdução e um desenvolvimento da arte clownesca.
PROFESSORES:
MARISA RISO
Palhaça, atriz e professora. Doutoranda em artes cênicas na Universidade Paul-Valéry em Montpellier na França em cotutela com a UNICAMP sob orientação de Renato Ferracini do LUME. Concluiu o mestrado na Université Paris 8 e Université Libre de Bruxelas em Spectacle Vivant com a bolsa de estudos européia Erasmus Mundus / 2010-2012. Graduação em Letras e Formação Complementar em Artes Cênicas / 2008, pela UFMG. Além de formação técnica em atriz pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, 2004 e participação no Oficinão do Galpão 2005. Curso de teatro com Tage Larsen (Odin Teatret) no Théâtre du Soleil - Cartoucherie em Paris/2012. Formação permanente em clown pelo Centro Nacional de Artes do Circo (CNAC) em Châlons en Champagne /França em 2012. Realizou um estágio na Academie Fratellini / França em 2012. Participação no curso internacional de Commedia dell'arte com Carlo Boso pela Académie Internationale des Arts du Spectacle (AIDAS) em Versailles / França em 2012. Cursos de utilização e construção de máscaras com a Familie Flöz / Berlim em 2014 e 2015.
RAFAEL MARQUES
Palhaço, ator, professor, pesquisador, produtor cultural e ex-advogado. Desde 2004 pesquisa, cria e desenvolve sua prática pedagógica e artística nas linguagens do palhaço e do teatro. Doutorando em artes cênicas pela Universidade Paul-Valéry em Montpellier / França. Bolsista da CAPES de doutorado pleno no exterior entre 2012 e 2015. Concluiu o mestrado em teatro pela Universidade Charles de Gaulle em Lille / França em 2011. Formado em Direito pela PUC / MG em 2001 e em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFMG em 2006. Professor de Artes concursado da Prefeitura de Contagem / MG entre 2007 e 2010. Formação em clown no Centre National des Arts du Cirque (CNAC) em Châlons en Champagne / FR em 2012. Treinamento livre na Escola de Circo Académie Fratellini em Saint-Denis / FR em 2012. Curso de teatro com Tage Larsen (Odin Teatret) no Théâtre du Soleil -Cartoucherie em Paris / 2012. Participação no curso internacional de Commedia dell'arte com Carlo Boso pela Académie Internationale des Arts du Spectacle (AIDAS) em Versailles / FR em 2012. Cursos de utilização e construção de máscaras com a Familie Flöz / Berlim em 2014 e 2015.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Criar um espaço para acessar a comicidade e desenvolver o jogo do palhaço com base na pedagogia do prazer.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar e desenvolver as capacidades de expressão, através da arte do palhaço, do teatro, da improvisação e da música.
- Acessar o riso e o ridículo dos participantes.
- Trabalhar a generosidade e a ingenuidade.
- Explorar o olhar e a triangulação entre os jogadores e a platéia.
- Transmitir e experimentar a relação da dupla clássica de palhaços, o branco e augusto.
- Utilização da menor máscara, o nariz vermelho.
+ INFO : www.ciadabobagem.blogspot.
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